Como funciona os compressores de ar?

O compressor de ar é um equipamento que é movido por um motor elétrico ou a gás que gera ar comprimido.

Os compressores de ar  são encontrados em  postos de gasolina para fazer a calibração de ar em pneus, dentro de oficinas, funilarias, serralherias ou borracharias, pois facilitam os serviços de pintura com pistolas ou enchimento de pneus, por exemplo. Estes equipamentos são utilizados em segmentos como: indústria, infraestrutura, oficinas mecânicas… A seguir saiba tudo o que você precisa para trabalhar com um.

Quais os tipos de compressores de ar?

Existem diferentes formas de classificar o compressor de ar. As duas mais comuns dividem esses equipamentos por seu funcionamento e por sua função.

Compressor Volumétrico:

Modelo que usa pistões para fazer a sucção do ar atmosférico. É também denominado como compressor de deslocamento positivo, pois à medida que se diminui o volume se aumenta a pressão do ar liberado.

Seu processo de funcionamento consiste em:

  1. O ar é aspirado;
  2. Depois comprimido;
  3. Armazenado no reservatório de ar;
  4. Pronto para ser liberado.

Compressor Dinâmico 

Nesse tipo de compressor o ar atmosférico é aspirado e transforma energia cinética em pressão. Isso ocorre devido a um sistema de impulsores, que giram em grande velocidade, liberando o ar com pressão ainda maior.

É dotado de difusores que fazem o controle da liberação do ar comprimido.

Compressor Êmbolo

Funciona a partir do movimento de discos ou pistões. Por isso, o modelo mais conhecido é o compressor de pistão. Ao contrário do volumétrico, esse formato precisa de um sistema de refrigeração para não acumular calor.

Nesse grupo estão os compressores isentos de óleo, por exemplo. Mas, neste caso, usam uma espécie de membrana no processo de compressão. Sua vantagem é que o ar comprimido não corre o risco de se misturar com o lubrificante.

Compressor Rotativo

Subdivide-se em multicelular, duplo parafuso e roots. O primeiro consegue manter a compressão do ar sem interrupção, e com baixa emissão de ruídos.

O duplo parafuso tem funcionamento curioso: 2 parafusos formam uma espécie de hélice que comprimem o ar.

Já o roots desloca o ar dentro do reservatório, sem a necessidade de uma válvula de retenção. Esse deslocamento é controlado pela câmara de compressão, que mantém o equilíbrio entre volume e pressão. 

Turbo Compressor

Podem ser de 2 tipos: Axial e Radial. A axial comprime o ar acompanhando o movimento do eixo. O radial gira de maneira contrária ao eixo de rotação (movimento centrífugo) e assim aspira o ar atmosférico, mantendo-o no reservatório em alta pressão.

Agora que você já conhece os principais tipos de compressores, clique aqui e escolha o melhor para você.

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