Solda: Mig/Mag, Tig/MMA ou Eletrodo?

Muitos consumidores têm dificuldade na hora de comprar uma máquina de solda devido a variedade de modelos no mercado que pode lhe atender. Para isso vou apresentar as diferenças dos modelos mais utilizados no mercado.

A máquina de solda com eletrodo é o modelo mais utilizado no mercado e tem por finalidade soldar materiais como aço carbono, aço fundido, aço inox e alumínio.

Nas serralherias é mais comum usar a máquina da Esab Super Bantam 256 Plus, que utiliza os eletrodos E6013 ou E7018. O uso de eletrodo é limitado, então para a finalidade de soldar portões, por exemplo, ela é a mais indicada. Essa máquina também pode ser usada em manutenções e pequenos reparos. Em caldeirarias são utilizados mais retificadores. A Esab oferece para este tipo de trabalho a Retificadora Origo Arc 420 ou 450 que utilizam os eletrodos da linha E7018, são ideais para ferro fundido.

As vantagens de soldagem com eletrodo é o custo benefício da máquina, o fácil manuseio, baixo custo dos consumíveis. O profissional deve se atentar no desperdício de consumíveis pois os produtos são analógicos, as máquinas são mais robustas e possuem um gasto de de energia excessivo.

A soldagem MIG e MAG é destinada para alta produção. Sua tecnologia substitui a solda eletrodo, utilizando arames de solda e um cilindro de oxigênio. Esse processo permite melhor qualidade na solda. É excelente para soldar em locais mais altos pois possui a opção de ser utilizada com o alimentador de arame externo que permite o deslocamento do usuário com a máquina. Esse tipo de soldagem pode ser feito em lugares abertos com a utilização do cilindro de oxigênio.

Função MIG tem por finalidade soldar alumínio, inox, cobre.

Função MAG tem por finalidade soldar aço carbono.

Os pontos positivos desse tipo de soldagem é sua maior produtividade, não tem perca de consumíveis, as soldas são de qualidades melhores e painéis digitais. O seu custo é maior do que uma máquina convencional de soldagem com eletrodo.

A soldagem TIG e MMA é destinada aos profissionais que buscam uma solda mais sofisticada e com mais qualidade e perfeição. Os tipos de solda para corrente alternada (AC) são feitos em materiais de alumínio, ligas de alumínio e magnésio. Já para soldagem em corrente contínua (DC) são feitos em aços inoxidáveis, aços e ligas de cobre. A vantagem desse modo de soldagem é a maior perfeição pois é um trabalho artesanal e as máquinas são compactas e leves. Essa linha possui um custo mais elevado do que os convencionais pelo detalhamento e precisão de seu trabalho.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

(11) 3345-3216 ou pelo e-mail vendas.online@antferramentas.com.br

Texto: Tiago Balbino

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: