Entenda sobre rosqueadeira

Os profissionais que atuam no setor de instalação de redes de água, gás, ar comprimido, elétrica, instrumentação, montagem industrial, indústrias metalúrgicas, engenharia, departamento de manutenção de grandes indústrias e usinas de álcool e açúcar há muito tempo contam com a necessidade de realizar a conexão entre dutos de ferro e essa conexão deve ser segura, limpa e com o menor custo possível.

Com a finalidade de trazer solução para esses profissionais nessa tarefa tão importante, foi concebida a rosqueadeira. Tendo como princípio a produtividade, roscas com perfeição, em detrimento das roscas manuais e a possibilidade de se fazer roscas em tubos de dimensões maiores do que quatro polegadas de diâmetro.

Encontraremos no mercado as rosqueadeiras elétricas e pneumáticas. A rosca a ser feita depende da dureza da schedule (paredes do tubo), servindo as de menor o aço carbono e as maiores em aço rápido (maior produtividade), em algumas circunstâncias em aço inox ou de maior dureza. É importante e necessário utilizar sempre o óleo recomendado pelo fabricante, isso dará maior vida útil para o cossinete e melhor acabamento à rosca.

Também temos que considerar o tipo de rosca. Existem duas normas que regem a fabricação de cossinetes e definem o tipo de instalação: BSPT e NPT.

O que significa BSPT e NPT?

A BSPT é a norma europeia, preceitua que os filetes de roscas são mais espaçados e permitem a movimentação do tubo. Muito indicado em instalações de água onde o ambiente sofrerá alterações construtivas constantes e deverá se ajustar a elas.

A NPT é a norma americana, preceitua que os filetes de rosca devem ser mais justos não permitindo que a mesma tenha condições de se ajustar. É indicada para instalações de redes de gás onde o risco é muito maior e se faz necessário uma instalação em ambiente livre de alterações construtivas.

O universo delas no mercado hoje é vasto, porém, ocorre que são poucos os fabricantes que primam pela qualidade, durabilidade e mesmo pela assistência técnica, já que o mercado brasileiro foi invadido por marcas com fabricação chinesa e tem como atrativo apenas o preço baixo. Com isso temos hoje um cenário de grande oferta de marcas e pouca qualidade. A ANT Ferramentas trabalha somente com fabricantes que se harmonizam com a filosofia dela. Oferece ao cliente satisfação e produtos com valor percebido, trazemos a opção de maior qualidade, onde é necessária maior robustez, sendo assim trabalhamos com duas grandes indústrias: Rothenberger e Merax.

A Rothenberger é uma empresa de origem alemã e que está no mercado brasileiro desde 2001 possuindo uma boa rede de distribuição em Diadema, assistência técnica própria e pessoas capacitadas para auxiliar na escolha da melhor rosqueadeira para o seu negócio.

A Merax é uma empresa importadora de máquinas e equipamentos há mais de 10 anos no mercado. Localizada em Piracicaba e traz como diferencial máquinas com ótimo custo/benefício, possuem assistência técnica em todo território nacional, são produtos chineses, mas com confiança comprovada e se apresentam hoje como a melhor opção entre as rosqueadeiras chinesas presentes no mercado brasileiro.

Se você ou sua empresa precisam de uma rosqueadeira, pare de procurar porque aqui na ANT Ferramentas você já encontrou a melhor opção de escolha da sua máquina.

Fernando Antônio Cabral

Técnico em logística – Centro Paula Souza

Cursando administração de empresas. Está no mercado de máquinas e ferramentas desde 2003.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: